segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

"Prada é o único motivo para alguém assistir à temporada de moda em Milão"


Frase dita por Ana Wintour editora da Vogue americana e mulher mais influente da moda,elogiando a obra de Miuccia Prada, ex-militante do partido comunista italiano e maior nome entre os estilistas de moda na atualidade.
O fato mais interessante de Miuccia foi que diferente dos outros membro de partidos comunistas, ela nunca largou a sua essência burguesa, muito pelo contrário durante manifestações do partido ela panfletava linda e elegante vestindo Yves Saint Laurent e André Courrèges, os grandes nomes da época, ora se ela podiar comprar que mal havia nisso, muitas mulheres do partido usavam cores mortas de tons escuros,Miuccia abusava das cores, até o dia em que herdou uma marca de bagagens italiana até entaõ não muito conhecida.
Porém em 1989 a doutora em Ciências Sociais, faz sua estréia como estilista, lançando uma linha de bolças de náilon preto, dando início a "pradização", todas mulheres queriam uma bolsa preta com triângulo invertido e quando a moda mundial andava no preto ela revolucionoi trazendo as cores mais vivas quea moda ja havia experimentado.Em 2006 Miuccia surpreende todos quebrando o padrão que ela mesma havia estabelecido, abre a Semana da Moda de Milão, estreando sua coleção de inverno. com vestidos e roupas pretas, mas todas as grifes estavam coloridas, desta forma Miucca se demonstra uma estilista que sabe o que a moda precisa, ou como ela mesma diz tem uma intuição do que os consumidores desejam, não outra, no outro dia as lojas estavam repletas de peto, demonstrano o por que a Prada é a grife mais copiada do mundo da moda.
Hoje a ex-militante comunista é dona de um conglomerado que vale 2 bilhões de dólares.
"Como moda é comércio, e Miuccia é Miuccia, ela decidiu a certa altura fazer do ato de comprar Prada uma espécie de experiência cultural. Contratou o visionário arquiteto holandês Rem Koolhaas, a quem encomendou uma loja com jeito de galeria, sem nome na fachada, onde os produtos teriam status de obra de arte. O endereço do Soho, aberto em dezembro de 2001, virou ponto turístico de Manhattan. O nome do projeto não poderia ser mais sugestivo: Prada Universe. De fato, das profundezas do universo da moda, como uma sacerdotisa que fala por enigmas, Miuccia Prada comanda o espetáculo. "(Gloria Kalil)

O que diferencia a Prada de outras marcas, é a famosa história de que Prada é para mulheres inteligentes, bem informadas, ousadas e inovadoras, bem diferente da sensual e vulgar pregada pelas suas concorrentes Gucci e Versace.

O Miuccia fez foi, trazer o seu conhecimento de classes de base, para a mais alta costura e sendo uma mulher bem informada e inteligente, fez disto um estilo, que hoje pode se dizer mundial.